terça-feira, outubro 02, 2007

Processo de Equilibração= Acomodação + Assimilação




Rosaly Gripp, Balança de corda


"A nossa predisposição natural não nos permite ficarmos contentes só por existirmos; consequentemente, quando as experiências novas não se ajustam às nossas assimilações anteriores, perguntamo-nos porquê. Esta é a motivação de aprendizagem básica para dominar situações problemáticas."

Norman Sprinthall and Richard Sprinthall, McGrawHill (1993)




Ora bem, ora bem... isto só pode ser coisa das miudas da psicologia e afins dirias... Mas de facto é incrível como às vezes sem querer a realidade se aplica tão bem. O processo de equilibração é demorado apenas porque as aprendizagens anteriores que fiz me comprovaram algo diferente, algo que existiu no plano concreto e abstracto se assim se pode dizer. É que as minhas novas aprendizagens contigo demoram mais tempo a assimilar por uma questão muito simples que se resume numa palavrinha. Pois é passam os anos e eu contínuo a perguntar-(te)me: Porquê?

Preciso de andaimes para chegar ao meu desenvolvimento potencial na resolução deste quebra-cabeças, desta situação problemática. Mas tens que andaimar percebes?
Para que ambos possamos chegar a um nível de desenvolvimento proximal, que é como quem diz a um nível de conhecimento, um andaime ou dois, acima capiche?

P.S. Cuidado com a gata tu tb!