terça-feira, agosto 28, 2012

Camus, my friend... !




"In the depth of winter I finally learned that there was in me an invincible summer."
Albert Camus

"You will never be happy if you continue to search for what happiness consists of. You will never live if you are looking for the meaning of life."
Albert Camus

"Beauty is unbearable, drives us to despair, offering us for a minute the glimpse of an eternity that we should like to stretch out over the whole of time."  Albert Camus

"Blessed are the hearts that can bend; they shall never be broken."
Albert Camus


Às vezes vida apetece-me cair assim num pranto e chorar até se me esgotarem os sentimentos e a falta de compreensão que me atormenta e não deixa ver ou reconhecer as coisas boas com que me presenteias. Que alma esta a minha, tão esgotada de expectativas e lutas que mais ninguém a não ser eu vê. Sou diferente, sinto diferente e orgulho-me de ser diferente. Não consigo ficar feliz porque a tristeza espreita a cada segundo, em que o sonho se vê desfeito e, é substituído e amordaçado conduzindo a um silêncio que fere todos dias um bocadinho mais. Quando ser feliz ou ver feliz os que nos rodeiam passa por ser infeliz, que mundo é este onde ser feliz não é mais ser una e coerente. Este mundo não é mais feliz, este mundo é o que é uma máquina do tempo que nos engole as vivências e faz percorrer caminhos esgotantes. Eu sei....que posso mudar com o que me acontece mas o que não pode mudar é a certeza de saber e dizer o que sinto e quando sinto. E se os outros vêem alegria onde eu vejo tristeza, o que mais me entristece é que não aceitem que os meus olhos não conseguem calar a dor que é sentir este aperto cá dentro. Por isso Camus my friend, bates forte cá dentro!

quarta-feira, agosto 22, 2012

Semáforo da vida*



Luz vermelha:  1. Pára, acalma-te e pensa antes de agir.
Luz amarela:    2. Diz qual é o problema e como te sentes.
                           3. Define um objectivo positivo. 
                           4. Pensa em várias situações. 
                           5. Pensa nas consequências.
Luz verde:        6. Avança e tenta o melhor plano. 



*Aula de competências sociais by Daniel Goleman, Inteligência Emocional


segunda-feira, agosto 20, 2012

a TERRA prometida!


"A terra prometida (a terra é sempre o símbolo da mãe), onde se diz que abundam o leite e o mel. 

O LEITE é o símbolo do primeiro aspecto do amor, do carinho e da afirmação. 

O MEL simboliza a doçura da vida, o amor pela vida e a alegria de se estar vivo. 

A maior parte das mães é capaz de dar leite mas muito poucas são capazes de dar mel também. Para poder dar mel, a mãe deve ser não apenas uma boa mãe mas também uma pessoa feliz - e poucas atingem este objectivo." 

 Erich Fromm, A arte de amar.


Porque hoje em dia muita gente considera as manifestações de amor e sensibilidade lamechas, porque me irrita essa forma de interpretar as pessoas e mundo. Porque existem toneladas de indiferença, ataques pessoais e violência gratuita em simples diálogos, interpretações e manifestações de vida. Porque espero mais dos seres humanos, aqui fica este textinho, mel por favor! E leite, também. 


sábado, agosto 04, 2012

UM SONHO


Hoje é dia para marcar no calendário, hoje completei um sonho. Contra tudo e contra todos. Contra preconceitos, sobretudo. Ao analisar a minha vida faz quase um ano percebi o quanto negligenciei o meu bem-estar físico ao longo dos anos. Muitos projectos poderia ter colocado em prática, a minha escolha incidiu sobre a realização de um sonho que tinha já há muitos anos. 7 meses de esforço, dedicação e sobretudo luta. Não é todos dias que podemos falar na concretização de um sonho. Hoje domino uma nova área, hoje sou uma pessoa mais realizada, hoje sou uma pessoa que se dedicou mais ao bem-estar e à importância que tem nas nossas vidas. Hoje acredito mais na minha energia e força para superar os meus sonhos e objectivos. Hoje acendeu-se em mim uma luz, uma esperança nítida de ser pessoa em potência, em construção para melhor a cada dia. O melhor para mim não é o melhor aos olhos dos demais, o melhor para mim no círculo das minhas relações positivas é o que me torna uma pessoa menos pessimista, uma pessoa menos infeliz. O melhor para mim é o amor incondicional pela pureza da essência que hoje fui e quero ser, a genuína força  de quem embora ferido luta com as armas que tem onde as críticas não assumem peso algum, pois o amor incondicional, a amizade incondicional são do tecido de que os sonhos são feitos. O meu obrigada a quem me apoiou, a quem esteve lá, a quem através de uma escuta activa determinante e de um amor incondicional precioso... a quem partilha comigo do meu sorriso esperançoso nesta hora. A quem me conhece por preferir arder como uma estrela cadente do que deixar-me esbater como um astro gélido e distante contra as intempéries da vida. Cada um tem os seus limites, os meus limites psicológicos tem estado muito presentes na vivência desta fase angustiante da minha vida, nunca duvidei das minhas capacidades em qualquer contexto, duvidei sim da minha capacidade para suportar ser quem não sou.