terça-feira, fevereiro 04, 2014

Actividades para a Felicidade



"Actividade para a Felicidade N.º 1:  Expressar gratidão.
Actividade para a Felicidade N.º 2: Cultivar o optimismo.
Actividade para a Felicidade N.º 3: Evitar pensar demasiado e evitar a comparação social.
Actividade para a Felicidade N.º 4: Praticar a generosidade.
Actividade para a Felicidade N.º 5: Cuidar das relações sociais.
Actividade para a Felicidade N.º 6 : Desenvolver estratégias para enfrentar.
Actividade para a Felicidade N.º 7 : Aprender a perdoar.
Actividade para a Felicidade N.º 8 : Aumentar as experiências de fluxo.
Actividade para a Felicidade N.º 9 : Saborear as alegrias da vida.
Actividade para a Felicidade N.º 10 : Comprometer-se com os objectivos.
Actividade para a Felicidade N.º 11 : Praticar a religião e a espiritualidade.
Actividade para a Felicidade N.º 12 : Cuidar do Corpo (Meditação / Actividade Física)."

Como Ser Feliz, A receita científica para a felicidade
de Sonja Lyubomirsky
Depois de vários estudos, ao longo dos anos os cientistas conseguiram comprovar que 40 % das probabilidades de sermos felizes estão nas nossas mãos através de actividades intencionais que consigamos por em prática em prol de sermos mais felizes. Sendo que 10% das probabilidades de sermos felizes são atribuídas às circunstâncias ou condições ambientais e 50% são atribuídas a valores de referência associados à hereditariedade. 
Finalizei recentemente mais um livro sobre a felicidade e o que me apraz dizer é que: raios a felicidade dá muito trabalho! Ou melhor ser felizes e por em prática certas actividades para a alcançar dá efectivamente trabalho. 
Este livro é fantástico a exemplicar as inúmeras actividades que podemos encetar para melhorar a qualidade dos nossos dias mas o mais maravilhoso, é a aceitação de que cada pessoa é diferente e cada actividade pode ou não resultar consoante a personalidade de cada um de nós, os nossos objectivos e a tenacidade que estamos dispostos a ter para que estas resultem. 
Finalizei mais um dos meus objectivos para ser mais feliz conhecer profundamente o que é, ou pode ser a felicidade. 
Precisamente no ano de 2011 iniciei uma viagem longa, complexa e profunda que ainda não terminou nem sei se alguma vez terminará.... Os motivos que me levaram a esta busca incessante foi a profunda decepção com pessoas a quem atribuía extrema importância. Cair bem fundo no abismo, só sem os alicerces basilares mais essenciais que sustentam a vida e a felicidade segundo diversos especialistas, o suporte social de amigos e pessoas queridas próximas. Foi uma decisão pessoal que me doeu e ainda dói mas acima de tudo me fez bem. Felizmente tenho ainda duas ou três pessoas amigas que verdadeiramente estão lá e pelas quais estou grata, tão grata. Foi importante para mim afastar as pessoas corrosivas mencionadas na literatura. As pessoas que eu pensava que estavam lá para mim mas afinal afundavam-me ainda mais. Sou uma pessoa complexa talvez menos feliz mas sou uma pessoa menos atacada e menos exposta à vulnerabilidade de ser magoada pelas pessoas de que mais gosto ou gostava. Esta verdade traz-me uma paz inabalável. Emocionalmente nunca soube analisar ou distinguir as pessoas que realmente gostavam de mim e estavam lá para mim de forma incondicional e mútua. Actualmente não tenho a possibilidade de encontrar esse tipo de pessoa que procuro para partilhar a vida. Não é que seja feliz sozinha mas este percurso tornou-me mais auto-suficiente e una. Continuarei a ler mais e a fazer formações sobre a felicidade porque isso me traz um tipo de felicidade e realização que me nutre.