domingo, março 30, 2014

Questions





“Se eu aprendi algo ao longo destes anos é que só é preciso uma pessoa, um paciente, um momento, para mudar a tua vida para sempre.          
                                              
Para mudar a tua perspectiva, clarear a tua mente. Para te forçar a repensar tudo em que acreditas. Para te perguntares as perguntas mais difíceis:
Sabes quem és? Sabes o que aconteceu contigo? Queres viver assim?”

Grey’s Anatomy, Season 10, Episode 17

As chamadas life changing experiences podem transformar a tua vida pela positiva ou pela negativa. Tudo te leva a crer que se não arriscares nunca saberás. Tudo e todos ou quase todos diriam num contexto que lhes é desconhecido que o melhor é arriscar. Pior é quando é preciso ter forças quando tudo e todos que te são conhecidos te dizem para não arriscares. É excruciante ver o peso que as pessoas significativas tem na nossa vida. O quanto temos que abdicar para sermos o melhor profissional do mundo ou o melhor pai do mundo. O que define as pessoas que optam pela carreira das que optam pela vida pessoal? Cada pessoa dentro de si sente o peso dos seus sonhos e sem conseguir antever as suas consequências positivas ou negativas, muitas vezes escolhe pelo que é melhor para os outros em seu redor e não pelo que seria melhor para si mesmo e para se realizar pessoalmente. Conheço vários casos de mulheres, mães de família que construíram a sua vida em torno das necessidades da sua família. A anulação do ser e do existir e do alcançar metas e objectivos depende de como olhamos para a vida e a definimos. Pode ser devorador sentir que os nossos sonhos ficaram lá atrás. Muitas opiniões diriam que é possível conciliar tudo. Eu diria que para conciliar tudo as pessoas que nos rodeiam teriam que ser altamente compreensivas e partilhar dos sentimentos do outro através da existência de um amor incondicional. É tão difícil encontrar, mas sobretudo reconhecer no outro alguém assim. É tão difícil duas pessoas aprenderem a amar assim. É tão difícil nos dias que correm encontrar casais assim. É difícil assumir que provavelmente nunca encontrarei alguém assim. 

quarta-feira, março 26, 2014

A parte especial do dia


A parte especial do dia acontece quando sorrimos. Quando encontramos coisas inspiradoras e sentimos que aproveitámos o dia e aquele instante mágico! Aproveitar ao máximo pode significar tornar simples momentos em momentos especiais.


sexta-feira, março 21, 2014

Salsugem


"Há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida
pensava eu....como seriam felizes as mulheres
à beira-mar debruçadas para a luz caiada
remendando o pano das velas esperando o mar
e a longitude do amor embarcado.....
....por vezes
uma gaivota pousava nas águas
outras era o sol que cegava
e um dardo de sangue alastrava pelo linho da noite...
....os dias lentíssimos....sem ninguém
e nunca me disseram o nome daquele oceano
esperei sentada à porta.... dantes escrevia cartas
punha-me a olhar a risca de mar ao fundo da rua
assim envelheci.... acreditando que algum homem ao passar
se espantasse com a minha solidão....
(anos mais tarde, recordo agora, cresceu-me
uma pérola no coração. Mas estou só, muito só,
não tenho a quem a deixar.)
 

Um dia houve
que nunca mais avistei cidades crepusculares
e os barcos deixaram de fazer escala à minha porta....  

Inclino-me de novo para o pano deste século
recomeço a bordar ou a dormir tanto faz
sempre tive dúvidas de que alguma vez me visite
a felicidade." 


Al Berto 



 Existe qualquer na poesia uma magia de tocar o coração e fazer expressar o mais calado dos sentimentos. Sorrio para a grandeza de poetas maravilhosos e alimento-me da pequenez das palavras que se unem numa mensagem sublime e doce. Boa noite!

segunda-feira, março 17, 2014

About love





"A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer." Oscar Wilde

Muitas pessoas não conseguem dar valor ao bem mais precioso que tem a seu lado no dia-a-dia. Quem não tem esse lado bom da vida consegue perceber o quanto não é o outro que nos completa. É aquela sensação de não partilhar o mundo com alguém que incondicionalmente está sempre ali. E apesar de uma vida rotineira, um abraço, um carinho às vezes ou quase sempre cai bem. O felizes para sempre já não é o que era. A literatura explica que quanto mais velhos nos tornamos mais complexo se torna estabelecer uma relação devido às exigências que vamos criando em torno da ideia de uma relação. Ao passo que crescer numa relação ao longo do tempo nos torna mais flexíveis. Sempre cresci num conto de fadas, que lia nos livros e via nos filmes. A minha história de amor com a vida não tem a ver com finais felizes está relacionada com as aprendizagens, as pessoas e as histórias que construímos. É maravilhoso perceber tudo o que podíamos ter sido e tudo o que podíamos ter evitado. Mas se assim fosse não existiriam aqueles momentos em que apesar do final não feliz, afinal sorrimos porque existem momentos únicos partilhados.