quarta-feira, junho 20, 2012

Círculo virtuoso vs círculo vicioso



Passei pela vida um astro doido a sonhar e quando dei por mim numa análise intensa e profunda dos afectos, sei que cuidei intensivamente daqueles que sentiram o calor das minhas mãos na sua pele. Nem sempre soube amar, amei como sabia, como a vida me tinha modelado de um jeito desmedido, de uma entrega inocente e intensamente lírica. Os olhos do meu amor, eram os olhos com que via o mundo. Perdi-me ao tentar captar, absorver cada trago destes seres vivos. Perdi-me tanto e sofri tanto. E hoje, quando me sinto a aflorar do conhecimento que me transborda na pele e nos olhos. Os olhos de quem atingiu um nível maior de compreensão da essência humana percebo o quanto conheci, e aprofundei o conhecimento do outro e o quanto o outro não me conheceu, não me cuidou. 
Hoje sinto uma paz profunda, na certeza de que tive que me perder em mim e a cada dia que passa me encontro um pedacinho mais. E quando olho vejo uma transparência de quem sou e do que mereço ver no outro, para me identificar e poder partilhar da essência profunda de que se reveste o amor autêntico. Foi preciso cair, cair profundamente nas minhas próprias trevas, foi preciso ser tratada tão bem e antagónica e cruelmente tão mal para olhar para o ser humano com um medo e um horror de amar, um ser tão capaz do bem como do mal. Puro terror de amar num sítio tão frágil como o mundo.
Hoje olho para os meus valores e emociono-me cada que vez que vejo espelhado numa frase, numa imagem, num poema, numa história de vida uma forma de amar pura, doce sem maldade. Enternece-me, sossega-me, inspira-me a acreditar nos valores, nutre-me de esperança e vida, caminhar a cada dia e saber que existe ternura profunda e intensa. Saber que um dia alguém muito especial me vai fazer ser melhor pessoa, saber que o amor existe, profundo, intenso, autêntico, sem maldade. Saber que um dia alguém vai ser co-autor da minha vida e que eu não me irei perder mais no labirinto. Saber que a paixão e o prazer físico podem conduzir e contorcer uma vida por caminhos tortuosos e cruéis, saber das dependências que as emoções nos causam, que prendem e sufocam. Saber e sentir positivamente que a energia de acreditar é tão transformadora, como um filtro que me purifica e acalma o frenesim e emoção de ser, pacificamente, amada e amar, sem terror num sítio tão frágil como este mundo.