domingo, setembro 06, 2009

Sleepwalking ....






Quando uma pessoa pensa que pior não pode ficar, eis que na vida acontecem novas peripécias que nos ensinam a nunca dizer que já viveu um pouco de tudo. Acabei de ler um estudo que diz que ninguem deveria fazer nada nos primeiros 15 a 30 minutos depois que acorda pois as capacidades cognitivas estão severamente afectadas. Uma pessoa que não tenha dormido segundo este estudo tem maior capacidades cognitivas que uma pessoa que dorme 8 horas. Ora isto dito a uma pessoa que considera que dormir é das coisas vitais, das coisas que mais me dá prazer e me faz sentir verdadeiramente bem. Isto é, quando durmo entre 8 a 12 horas. Sim 12 horas não, não é exagero, o organismo pede-me e sinto-me muito mais produtiva e bem disposta, quanto mais dormir melhor. Ironia das ironias é sofrer de insónia com alguma frequência. Desde muito nova que ao dormir fazia uma retrospectiva dos dias e sim haviam dias que eram de perder o sono e ainda existem é um facto. Verdade, verdadinha é que 30 % dos portugueses têm problemas ao dormir e que esta situação afecta a saúde e pode mesmo originar ter uma depressão ou perturbação de ansiedade. A boa notícia é que a maioria das insónias são tratáveis apesar das pessoas desconhecerem tal facto ( daqui). Mas e o outro lado da questão ... o que se pode fazer quando se trabalha por turnos e uma pessoa se tem de manter a noite acordada e activa? Beber café, comer para activar o organismo uma vez que é uma das coisas que se recomenda a não fazer quando se tem insónias, fazer exercicio físico, escrever no blog para o tempo passar mais rápido e mais não sei... lavar a cara quando já não der para aguentar... e com isto já só faltam 4 horas para me manter acordada. Vou até ali dar um giro ....

Nota importante: Amanhã durante o dia agradeço que não perturbem o meu sono pois vou dormir durante all day long.