domingo, maio 27, 2012

Sensação de Impotência


Eu sabia que o mês de Maio não se ia ficar pelo diagnóstico de 2 tendinites, sessões de acupuntura e muita tensão e dor no corpo todo. Quando a doença nos afecta, podemos ter menos forças, podemos stressar mas enfim a idade e os meios certos podem fazer maravilhas. Mas quando mexem com os nossos pais, quando se fala de doenças contra as quais a luta é invisível, quando os sintomas não existem e elas estão lá escondidas aí sim, trememos. Quando vemos os nossos e em especial os nossos pais a sofrerem sem nada podermos fazer. A última semana foi bastante complexa. A minha mãe depois de uma semana com dores intensas, lá a levei à urgência e lá ficou internada. Diagnóstico chocante pneumonia, mais derrame pleural e possível embolia pulmonar. Fiquei em estado de choque. Senti-me verdadeiramente impotente ao longo da última semana. A recuperação é lenta e angustiante. O Hospital torna-se a nossa casa e as histórias de vida que encontramos verdadeiras lições de vida. A quantidade de velhinhos abandonados é angustiante. Existem ainda assim histórias incríveis de pessoas que lutam pela qualidade de vida dos outros nem que seja nos seus últimos dias. Conforto, saúde, bem-estar. Muitos temos e não conseguimos valorizar. Quem não tem de todo, corta-me o coração. Quando já não somos nós que decidimos por nós. Quando o corpo nos trai. Quando a saúde nos trai. Quem somos sem os outros, a família e os amigos. Um corpo algures a sofrer de amores e desamores.