quinta-feira, dezembro 19, 2013

Reciprocidade

  
Hoje pensei bastante no conceito de reciprocidade. Talvez esta seja a maior aprendizagem que fiz de todas as minhas relações amorosas. Nunca houve equilíbrio ao nível da reciprocidade do outro para comigo porque eu dava sempre mais, mais de mim mesmo o que não conseguia eu arranjava meio de mesmo sofrendo estar lá e dar mais, sempre mais. Quando deixei de o fazer e passei a dizer tudo o que sentia afastei de mim a pessoa que não estava preparada para este tipo de vivência. Esta é uma palavra que muito aprecio pelo valor que assume. Quando espontâneamente se sente reciprocidade é das coisas mais maravilhosas. Sinto muita reciprocidade na amizade de grandes amigas mas numa relação nunca o senti verdadeiramente. Não me preocupa estar só, enternece-me sempre que penso nesta palavra e no seu significado e sobretudo no seu valor. Preocupa-me e aperta-se-me o coração quando agora vendo bem existiram pessoas que estiveram lá para mim deste modo. Eu estava sempre sintonizada noutro canal, eu não soube reconhecer e apreciar o valor da reciprocidade uma das coisas mais maravilhosas que uma amizade ou um amor tem para oferecer genuinamente sem se pedir. A magia da reciprocidade é ser desinteressada eu dou-te porque sim, porque me preocupo contigo e tu também me dás sem te pedir porque te preocupas e também me queres ver bem. Porque deve ser intrínseca a reciprocidade é e deve ser algo muito especial. 
 
 
 "O amor recíproco é aquele em que o bem-estar não é privilégio de uma das partes, mas de ambas." Fernando Savater